domingo, 27 de outubro de 2013

Istambul

Istambul é fascinante, possui uma atmosfera única que mistura o ocidente e oriente, o velho e o moderno, e faz tudo isso de forma suave e elegante. Umas das primeiras coisas que nos turistas ouvimos é o Muezim, que é o chamado das mesquitas, eles acontecem 5 vezes ao dia, todas as mesquitas da cidade começam uma mistura de canção e oração para avisar aos fies a hora de rezar, passamos 3 dias na cidade e acho que paramos para ouvir cada um dos 15 chamados que presenciamos.

Fizemos uma visita de 3 dias na cidade, foram corridos mas proveitosos, acho que conseguimos cobrir a maioria dos principais pontos turísticos, mas antes de falar dos passeios vamos fazer um breve resumo da historia de Istambul.

A cidade de Istambul tem aproximadamente 14 milhões de habitantes e fica do Estreito de Bósforo que divide a Europa e a Asia, a cidade também fica um pedaço em cada continente. A cidade teve sua fundação em 330 d.C, como Constantinopla pelo Imperador Romano Constantino, para ser a sede do Império Romano reunificado, e até 1453 foi sede do Império Bizantino tendo seu auge no Século VI com o Imperador Justiniano.

Em 1453 os Otomanos tomaram a cidade com o Sutão Mehmet II e iniciaram a fase muçulmana que dura até os dias de hoje, o auge do Império Otomano foi com Suleyman I no século XVI e somente em 1923 a era dos sultões acabou com o início da Republica da Turquia. Ter isso em mente ajuda a entender a mistura de monumentos Romanos, Católicos e Muçulmanos que encontramos na cidade.

Para começar vai uma dica importante sobre onde ficar, escolha um hotel no centro em Sultanahmet, pois quase todas as atrações ficam por ali, dessa forma você ganha muito tempo, além disso o bairro é servido por metro e ótimos restaurantes.

Começamos pela Praça Sultanahmet onde fica frente a frente a Basílica Hagia Sofia e a Mesquita Azul, primeiro visitamos a basílica, a Hagia Sofia foi erguida em 537 pelo Imperador Justiniano, foi uma prova do poder do Império Bizantino pois tratava-se de uma obra gigantesca, com uma cúpula enorme e mosaicos magníficos em seu interior. A Basílica foi transformada em Mesquita após a tomada de Constantinopla pelos muçulmanos, época em que foram acrescidos os quatro minaretes, e no século XX virou um museu que mostra as diversas fases de seus 1.400 anos de história. Só para ter uma idéia o Vaticano é quase 1.000 anos mais novo que a Hagia Sofia. Além disso ela serviu de inspiração para as grandes mesquitas construídas nos séculos seguintes como a Mesquita Azul e a Mesquita de Suleiman.


Basilica Hagia Sofia ao entardecer


Interior da Basilica Hagia Sofia


Interior da Basilica de Hagia Sofia

Saindo da Igreja visitamos as Cisternas da Basílica, outra obra magnífica, é até difícil descrever o que você vê lá dentro, trata-se de um palácio com centenas de colunas que servia de reservatório de água para os palácios da cidade, tinha quase 10.000 m2 de superfície e os Otomanos ficaram quase 200 anos sem saber da existência da cisterna após a conquista de Constantinopla.


Cisterna da Basilica de Hagia Sofia


Cabeça da Medusa em uma das pilastras da cisterna

A Mesquita Azul foi construída no início do século XVII e tem seu nome inspirados nos azulejos azuis de Iznik que revestem seu interior, a cidade de Iznik atingiu um nível de qualidade na fabricação de azulejos nos séculos XV e XVI que a colocava entre os melhores do mundo.

Espetáculo a parte é a Mesquita no por do sol, quando ela é iluminada e as gaivotas voâm ao redor de seus minaretes.

Só lembrando que as mulheres tem que cobrir pernas, ombros e cabeça para entrar na igreja e todos tem que tirar seus sapatos, porém outro momento bem legal é poder ver a qualidade dos tapetes que revestem as mesquitas, alguns levam até 10 anos para serem feitos.


Mesquita Azul


Interior da Mesquita Azul

Istambul é a cidade dos gatos eles estão por toda a parte e vivem na rua, no primeiro momento ficamos com dó deles mas após ver que estavam saudáveis e gordinhos, e que a maioria deles se mostrava dócil e queria um carinho acabamos achando que eles vivem bem.

Gatos nas ruas de Istambul (por todo lado)

Outro ponto obrigatório perto da praça Sultanahmet é o Palácio Topkapi, ele foi construído logo após a tomada da cidade pelos Otomanos e serviu como moradia dos Sultões, é possível visitar o Palácio, os seus jardins, aposentos do sultão, tesouro do palácio e o harém.

O tesouro tem peças magnificas e o harém nos dá uma boa idéia de como era a vida dentro do Palácio, vale a visita.

Pátio interior do Palacio Topkapi


Portões do Palacio Topkapi
No bairro dos bazares, que fica a 10 minutos de caminhada da Praça Sutanahmet, ficam 3 atrações imperdíveis a Mesquita Suleiman, o Grande Bazar e o Bazar das Especiarias.

A Mesquita de Suleiman é a mais importante mesquita de Istambul e foi desenhada pelo arquiteto Sinan, que esta enterrado na mesquita, ela foi inaugurada em 1557 no Sultanato de Suleiman o Magnífico e representa o período auge do império Otomano.

Uma dica, esta mesquita é muito mais tranquila que a Mesquita Azul, veja pela foto abaixo, você consegue sentar no chão e passar um tempo admirando a beleza e paz do lugar.


Interior Mesquita Suleiman


Interior da Mesquita Suleiman

No Grande Bazar você tem um show a parte, o lugar é um labirinto de lojas de jóias, tapetes, suveniers, roupas e outros artigos, os vendedores são incríveis, em geral as mercadorias não tem preço e você tem que pechinchar bastante, mas garanto que eles adoram, parece um jogo. Para ter uma idéia compramos um lenço de seda por R$100 sendo que a pedida inicial foi R$250, claro que gastamos 30 minutos e tomamos um chá durante a negociação.

Tome cuidado com os artigos da china, parece que eles estão invadindo o lugar, algumas coisas é bem difícil distinguir mas outras você até consegue.


Grande Bazar


Olho Turco

O Bazar das Especiarias foi uma descoberta incrível, lá você encontra uma infinidade de temperos, chás e doces, o cheiro está pelo ar e é uma delicia, ele não é tão grande e umas 2 horas da para visitar e comprar algumas coisas para levar pro Brasil.

Bazar das Especiarias

Um pouco fora do centro nos visitamos a Ex-Igreja de São Salvador em Chora, ela hoje é um museu e possui os melhores exemplos de mosaicos bizantinos e estão muito bem preservados são lindos, veja foto abaixo.


Ex-Igreja de São Salvador em Chora

Fizemos um passeio de meio dia pelo Bósforo e achamos lindo, o passeio ajuda a entender a posição privilegiada da cidade e você consegue ver de longe os principais monumentos.


Passeio de barco no Bósforo

Por fim as últimas duas dicas são o banho turco, que experimentamos é claro mas vamos em breve fazer um blog específico para relatar a experiência, para adiantar um pouco fomos no Cemberliktas que é de 1548. A última dica é a comida turca que é maravilhosa não deixe de experimentar pratos como kebab, testi kebab, blakava entre outros. Abaixo indicamos um lugar que segundo os turcos tem o melhor blaklava da cidade, vale conferir.


Doceria Karakoy Gulluoglu - melhor blakava de Istambul

Nenhum comentário:

Postar um comentário