sábado, 16 de novembro de 2013

Heidelberg

Heidelberg é uma das cidades mais românticas da Alemanha, ela fica as margens do Rio Neckar e combina a vibração de uma cidade universitária com a beleza das construções do passado. O centro histórico é bastante pequeno e explorá-lo a pé é bastante fácil, estacionamos o carro no estacionamento subterrâneo da praça Karlsplatz que fica aos pés do Castelo de Heidelberg, mais na frente falaremos dele, e seguimos para a praça Kornmarket onde você encontra uma estátua da Madonna feita em 1685 pelo prefeito da cidade na tentativa de converter os cidadãos em católicos, não deu certo eles permaneceram na sua maioria protestantes.

Seguimos para a Marktplaz que é a praça principal da cidade onde admiramos a prefeitura e a Igreja do Espírito Santo (Heiliggeistkirche) que foi iniciada no século XII e somente terminada 300 anos depois, ela possui as tumbas de diversos prefeitos da cidade mas somente uma restou após a guerra com a França no século XVIII.

Descemos em sentido ao Rio Neckar para a Ponte Altebrucke, que é a ponte antiga da cidade foi construída em 1788 e é muito bonita, na ponte ainda existe o Bruckentor, um antigo portal da cidade e a estátua no macaco, Bruckenaffe, diz a lenda que se você tocar no espelho que o macaco segura lhe dará riqueza e se tocar nos dedos do macaco voltará a Heidelberg.

Seguindo a Hauptstrasse, que é a rua das lojas e restaurantes de Heidelberg, chegamos a Jesuitenkirche, linda igreja do século XVIII feito por jesuítas, logo em frente chegamos até a Universitatsplatz, praça onde fica o prédio da antiga universidade, esta foi fundada em 1386 e é considerada a mais antiga da Alemanha, você pode visitar algumas salas do século XVIII que são realmente deslumbrantes, outra atração pitoresca é a prisão dos universitários, até inicio do século XX a universidade tinha o direito de prender os estudantes por pequenos delitos como baderna por exemplo, eles ficavam presos por dias e até meses e as salas-celas são cheias de grafite e hoje fazem parte da visita a universidade.

Voltamos pela Hauptstrasse até a Kornmarket e perto de lá pegamos o funicular até o Castelo de Heidelberg, até dava para fazer a subida a pé, uns 20 minutos, mas estávamos bem cansados pra encarar mais essa, o Castelo está em ruínas, pois foi destruído na guerra dos trinta anos e posteriormente na guerra com a França no século XVII, mas assim mesmo é lindo e conseguimos ter total dimensão da sua importância e beleza no passado.



Castelo de Heildelberg


Vista de Nuremberg a partir do Castelo


Madona na Praça Kornmarket


Edifício na Praça Karlsplatz


Estátua do Macaco na Ponte Velha de Heidelberg

Ponte de Heidelberg e Bruckentor

Edifício as margens do Rio Neckar


Fachada da antiga universidade de Heidelberg


Jesutenkirche


Cela na prisão dos estudantes


Comida de rua em Heidelberg

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Zurique

Fomos a Zurique através da Alemanha, estávamos em Freiburg que fica a 130 km e resolvemos fazer um bate e volta, a estrada é bastante sinuosa porém a vista era muito bonita, gastamos 2 horas de viagem e aproveitamos para tirar fotos e olhar a paisagem toda branca de neve.

Zurique é a maior cidade da Suíça e tem cerca de 400.000 habitantes, porém a zona turística é relativamente pequena e você consegue a pé cobrir vários monumentos importantes e conhecer um pouco da cidade.

Começamos pela Avenida Bahnhofstrasse que é a mais luxuosa da cidade com suas lojas de grife e bonitos cafés e restaurantes, inclusive a Confeitaria Sprungli que vale uma visita, os  macarrones são simplesmente magníficos, acho que melhor até que os de Paris.

Seguindo a Bahnhofstrasse até o final você chega a Ponte Quaibrucke e tem uma vista privilegiada do lago que banha Zurique, é possível ainda fazer passeios de barcos mas estava muito frio e resolvermos continuar a caminhada. Voltando pelo canal que banha Zurique você tem a prefeitura da cidade e as 3 igrejas famosas que são a Igreja Grossmünster, facilmente reconhecida pelas suas duas torres, a igreja Fraumünster (a de torre verde) e St. Peter Kirche (Igreja de São Pedro). Vale a pena ainda subir até a praça Lindenhof onde você tem uma vista incrível da cidade.

Para o almoço fomos ao famoso Zeughauskeller que serve pratos típicos e tem um clima bem legal, e claro que provamos a batata rosti que na verdade é um acompanhamento de vários pratos servidos no local.



Estrada para Zurique

Ponte Quaibrucke

Fraumunster


Vista do canal e das igrejas

Prefeitura de Zurique

Pontes de Zurique


St Peter Kirche


Vista da Praça Lindenhof


Salsicha com Batata Rosti

Confeitaria Sprungli

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Rota Romântica - de Fussen a Rothenburg

Antes de mais nada vamos deixar claro que a Rota Romântica na Alemanha vai de Fussen a Wuzburg, porém nós paramos em Rothenburg por isso o nome do blog, mas acredito que fizemos a melhor parte. A Rota Romantica é uma estrada de aproximadamente 350 km que passa por cerca de 30 cidades, mas alguns pontos são marcantes.

Dormimos em Fussen uma bela cidade que fica no extremo sul da Alemanha, quase Austria, a noite fomos jantar em um restaurante italiano, bom por sinal, a cidade parecia ser muito bonita mas nosso foco era na manhã seguinte visitar o Castelo Neuschwanstein, isso mesmo um nome bem estranho, assim como o castelo.

O Castelo Neuschwanstein é a atração mais visitada da Alemanha, cerca de 1,5 milhões de pessoas passam por lá todo ano, ele foi erguido pelo Rei Ludwig II e é uma obra de ficção, na verdade o rei tinha uma personalidade um tanto estranha e o castelo foi a obra prima de uma mente perturbada mas com grande amor as artes, ele refletiu na construção o seu gosto pelos diversos modelos de construção desde romântico, gótico, renascentista com toques modernos como energia elétrica no final do século XIX, os destaques do castelo são a Sala do Trono, Salão dos Cantores, Aposentos do Rei e a Gruta artificial. O Castelo é lindo e vale a fama que tem inclusive serviu de inspiração a Wall Disney para criar o castelo da Bela Adormecida. Bem perto há o Castelo Hohenschwangau mas que honestamente todos falam para visitá-lo primeiro ou ele perde a graça, assim acabamos não indo.

Saindo do castelo seguimos para o norte até Steingaden onde a 5km do centro visitamos a Igreja Wieskirche de 1754, é uma bela igreja mas o mais impressionante é sua localização no meio do nada, um fazendeiro construiu após a esposa ter visto lágrimas correndo de uma estátua abandonada de cristo.

Continuando a estrada paramos em Rottenbuch na Igreja-convento de Maria Geburt que possui um luxuoso interior estilo rococó do século XVII.

Seguimos em direção a Landsberg am Lech, uma linda cidade medieval as margens do rio Lech, a cidade possui uma praça central inclinada com lindos prédios e seguindo em direção ao rio você tem paisagens fantásticas para fotos. Além disso a cidade ficou famosa por ter sido o local onde Hitler escreveu Mein kampf, livro que inspirava suas idéias nazistas.

Após esse longo dia chegamos a Augsburg para dormimos e na manhã seguinte exploramos a cidade que é uma das mais importantes da Baviera e teve seu auge durante a renascença como importante centro financeiro, Augsburg, Viena e Salzburg são consideradas as cidades Mozatianas, pois lá nasceu o pai de Mozart, Leopold Mozart.

No dia seguinte seguimos a rota em direção ao norte e passamos pelas cidades de Harburg, Nordlinger, Dinkelsbuhl e Feuchtwangen, cada uma delas com seu encanto, mas acho que destaque especial a pequena Harburg que fica as margens de um rio e possui pontes encantadoras e para Dinkelsbuhl com seu preservado centro histórico com suas casas em estilo enxaimel.

Chegamos a noite em Rothenburg ob der Tauber, com certeza junto com o Castelo Neuschwanstein o ponto mais belo da rota, Rothenburg parece uma cidade cenografica, tudo é perfeito, a cidade é toda murada e completamente preservada, e ainda tem como atrações imperdíveis a Igreja de São Tiago, a antiga prefeitura, as torres medievais que guardavam a cidade e a maior e mais famosa loja de artigos natalinos do mundo a Kate Wohlfahrt.

Uma dica adicional é um passeio guiado pelas ruas de Rothenburg a noite, um artista que faz o papel de vigia noturno guia os turistas por 1 hora pelas ruas da cidade, o tour é em inglês e basta chegar na praça central as 20:00 e acompanhar o grupo. Rothenburg foi ainda sítio de filmagem para cenas de Harry Potter e as relíquias da morte.

Placas sinalizando a Rota Romântica


Schloss Neuschwanstein


Schloss Hohensscwangau


Wieskriche


Praça central de Landsberg am Lech


Campos floridos na Rota Romântica


Prefeitura de Augsburg


Ponte em Harburg


Centro de Dinkelsbuhl


Igreja de Sao Tiago em Rothenburg

Esquina mais famosa de Rothenburg


Portal em Rothenburg


Tour guiado pela noite de Rothenburg

Loja artigos natalinos em Rothenburg



quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Nuremberg

Nuremberg possui sua origem no século X, sendo que a cidade já foi moradia dos imperadores do Sacro Império Romano Germânico de 1050 a 1571, a cidade possui um centro histórico formidavelmente preservado e ainda conta com uma sombria história de relação com o partido nazista durante o século passado.

Começamos pela Porta do Rei, a principal entrada da cidade onde se encontra o centro de artesanato da cidade que na época de natal fica ainda mais lotado. Subimos a Konigstrasse onde encontramos o edifício Mauthalle construído em 1498 e que hoje abriga no subsolo uma cervejaria artesanal muito boa, na sequência chegamos até a Lorenzer Platz onde visitamos a Igreja de St. Lorenz e a fonte Tugendbrunnen (Fonte das Virtudes).

Perto do Frauentor, outro portão muito preservado da cidade, você encontra a St. Elisabethkirche, igreja que pertencia aos cavaleiros teutônicos e que possui no seu interior 12 estatuas dos apóstolos de cristo, e ainda a Fonte do Casamento (Ehekarussell) que choca ao primeiro e segundo encontros, só vendo mesmo.

Atravessamos o rio perto da Ponte do Carrasco (Henkersteg) que é uma ponte de madeira sobre o Rio Pegnitz construída em 1457 e que levou este nome pois o carrasco da cidade morava ao lado, e logo após a ponte o edíficio Weinstadel que foi construído para abrigar os leprosos da cidade.

Seguimos em direção a prefeitura que é composta por vários prédios de estilos e épocas diferentes, e logo ao lado a Igreja de St. Sebaldus. Perto da prefeitura na Hauptmarkt, a Praça do Mercado, visitamos a Frauenkirche, que foi construída no século XIV em estilo gótico e a fonte Schoner Brunnen, que foi construída em 1396 e reza a lenda que se você girar três vezes o anel da fonte terá muita sorte e voltará a Nuremberg um dia. A feira de Natal de Nuremberg, uma das mais famosas da Alemanha é realizada na Hauptmarkt.

Por fim subimos a colina para  visitar o Kaiserburg, o famosos castelo de Nuremberg, onde diversos reis entre eles Frederico Barbaroxa lá residiram, o castelo possui um museu, além da torre de observação e a visita ao poço que fornecia água ao complexo.

Ao sair da cidade passamos pelo Reichsparteitagsgelande, que eram as áreas de um grande complexo nazista que foi construído no período de 1929 a 1939, nele existiam um congresso com capacidade para 50.000 pessoas, uma grande avenida de 40 metros de largura e 2 km de comprimento, além de campo de pouso para dirigível e o início da construção de um estádio para 400.000 pessoas, seria o maior do mundo. Todo o complexo praticamente não teve uso devido ao início da guerra em 1939 mas nos permite visualizar a demonstração de poder que se queria passar com tais construções


Porta do Rei


Centro de artesanato de Nuremberg


Mauthalle


St. Lorenzkirche


Frauentor e St. Elisabethkirche


Fonte do Casamento (Ehekarussell)


Frauenkirche


Schoner Brunnen - Fonte Gótica


Weinstadel


Ponte do Carrasco


Rathaus


St. Sebaldus Kirche


Kaiserburg
Grosse Strasse - Grande avenida do complexo nazista de Nuremberg

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Bamberg

Bamberg é uma cidade medieval alemã muito bem preservada, sua história remonta ao ano de 902 e além da arquitetura incrível ela é conhecida pela excelente cerveja que produz, o estilo mais famoso é a cerveja Rauchbier de coloração avermelhada e com um leve sabor defumado. A cidade fica as margens do rio Regnitz e é dividida claramente em duas partes, uma na parte de cima da colina onde foram edificados os monumentos ligados a vida eclesiástica, e na parte próxima ao rio onde os moradores comuns e a burguesia teve sua moradia.

Chegamos de carro e estacionamos na rua Geyersworthstrasse, o estacionamento subterrâneo fica bem em frente ao centro de informações turísticas e é perto de tudo. Começamos subindo até a Domplatz que é uma praça muito bonita com várias atrações da cidade, lá visitamos a Kaiserdom que é a catedral de Bamberg e uma das mais importantes catedral gótica da Alemanha, foi inaugurada em 1012 pelo imperador Henrique II, ela possui muitas obras de arte em seu interior sendo as principais a tumba da esposa do imperador Henrique I, Kunigunde, e a estátua de um cavaleiro de Bamberg, que ninguém sabe ao certo quem era.

Ainda na praça você encontra a Neue Residenz que era a residência dos Principes-Bispos de Bamberg e que foi construída em 1603, e a Alte Hofhaltung, que era o antigo palácio episcopal, construída  nos séculos XI e XII, sendo que hoje este abriga o museu da cidade de Bamberg.

Descendo em direção ao rio fomos a Brucken onde estão as pontes Obere Brucke e a Untere Brucke, elas fazem a ligação da cidade com a antiga prefeitura, juntas formam o cartão postal mais famoso da cidade, diz a lenda que na falta de um terreno para construir a prefeitura os cidadãos da cidade fincaram estacas no rio e ergueram a prefeitura no meio do rio, lugar que esta até hoje. Na Untere Brucke está a Hellerhaus que é uma linda casa construída no século XVIII. A Antiga prefeitura é o prédio mais bonito de Bamberg foi construída no século XIV e possui afrescos em suas paredes que encantam os turistas.

Na outra margem do rio encontra a pequena Veneza de Bamberg que é um antigo bairro de pescadores que fizeram suas casas as margens do rio com pequenos jardins, muito bonito.

Por fim pegamos o carro e fomos até o Monastério de St. Michael um pouco mais acima na cidade, lá havia um mosteiro beneditino fundado em 1095, após um incêndio em 1610 foi reconstruído em estilo barroco que impressiona, infelizmente a igreja estava fechada para reforma mas andamos nos jardins que são magníficos.


Kaiserdom e a Alte Hofhaltung


Domplatz


Obere Brücke


Estátua na Obere Brücke


Hellerhaus


Antiga Prefeitura de Bamberg (Rathaus)


Detalhe da pintura na Antiga Prefeitura de Bamberg (Rathaus)


Pequena Veneza (Klein-Venedig)


Monastério de St. Michael


Cerveja Rauchbier de Bamberg