quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Porto

Porto é uma cidade com um visual fantástico, o Rio Douro está integrado a cidade e a combinação de bairros em colinas, igrejas, pontes e o rio formam um conjunto harmônico. Porém esteja preparado para andar muito, são muitas ladeiras pelo caminho, acho que vale a pena planejar bem o itinerário, no nosso caso utilizamos vários meios de locomoção, geralmente descíamos a ladeira a pé e para subir utilizamos teleférico, funicular ou bonde.

Começamos pela Rua Santa Catarina que é uma importante rua de comercio no Porto, nela você ainda encontra a Capela das Almas, com o exterior de azulejos, e o Café Majestic, a rua termina na Igreja de Santo Idelfonso onde você pode avistar a Torre dos Clérigos.

Uma dica para ver toda essa área é usar o bonde circular, ele faz um percurso que abrange boa parte dos monumentos do centro, porém você não pode ficar saltando e voltando ao bonde, por isso faça todo percurso para entender o caminho e decida o melhor lugar para descer.

Fomos então a Torre dos Clérigos, feita em estilo barroco e junto a primeira igreja oval de Portugal é um belo monumento, subimos os 75 metros da Torre e tivemos uma vista maravilhosa de vários pontos do Porto.

Depois caminhamos até a Catedral da Sé, construída em um rochedo voltada ao Rio Douro, é uma espécie de igreja-fortaleza em estilo românico construída no século XII, saindo da Sé você pode descer pelas ladeiras do Bairro Sé que vai da Igreja até o Cais do Ribeira, área com muitos restaurantes de frente para o rio.

Lá almoçamos e depois fomos fazer o passeio de barco pelas pontes do Douro, é um passeio curto e minha sugestão é que você aproveite para descer na outra margem do rio em Vila Nova de Gaia.

Em Gaia existe diversos armazéns que fazem o processo de envelhecimento do vinho do Porto, ou seja, as uvas são cultivadas no interior, preparadas e levadas a Gaia para envelhecer nos barris de carvalho. Sugerimos que visite duas casas e que uma delas seja a Taylor's, na visita eles contam a história do vinho e no final você faz uma degustação.

No final desse nosso corrido dia ainda visitamos no Porto a Igreja de São Francisco que se destaca que exuberância e quantidade de ouro usado nas paredes, mais de 400 kg (isso mesmo), grande parte do ouro foi destruída pelos exércitos de Napoleão mas ainda se vê um brilho lindo quando o sol entra pelas janelas da Igreja.



Vista da Catedral da Sé a partir da Torre dos Clérigos


Telhado da Igreja na Torre dos Clérigos


Fachada da Capela das Almas



Bonde circular no centro histórico


Fachada no Cais do Ribeira


Passeio de Barco pelo Rio Douro


Vista da cidade do Porto


Ladeira em Vila Nova de Gaia


Armazém de vinho do porto em Vila Nova de Gaia



Nenhum comentário:

Postar um comentário